Pular para o conteúdo

3 dicas de ter coragem de mudar de carreira

Quando as mulheres sabem que hoje sou realizada profissionalmente e que isso se deu porque eu tive a coragem de mudar de carreira, o que eu mais ouço delas é: como você teve coragem de deixar a biologia, com a possibilidade de passar em um concurso público, para ser Coach? Como você teve coragem, depois de já estar no terceiro pós-doc, de mudar de carreira?

Ouço também: eu sei que não gosto do que faço hoje, mas não sei por onde começar a mudar isso! Como ter coragem de mudar, mesmo com medo?

Eu sempre respondo a essas perguntas dizendo que a coragem que tive foi proporcional à clareza do que eu queria para a minha vida e o conhecimento que eu tinha adquirido de onde eu queria chegar na minha vida.

O artigo e vídeo de hoje falarão sobre:

  • O que é CORAGEM?
  • O que é uma MULHER de coragem?
  • O que muitas mulheres NÃO sabem sobre a coragem?
  • O que as mulheres deveriam SABER sobre a coragem?
  • Por que falta CORAGEM para mudar?
  • 3 DICAS para ter coragem de mudar de carreira!

O que é CORAGEM?

No dicionário encontramos a palavra coragem, substantivo feminino: 1. moral forte perante o perigo, os riscos; bravura, intrepidez. 2. firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.

E para você? O que significa CORAGEM?

No meu “mundo” a coragem é buscar por um mínimo de conhecimento para enfrentar aquilo que preciso na minha vida e que conduz para a minha evolução e crescimento. Além, do conhecimento a coragem vem depois que eu tenho clareza de onde quero chegar na minha vida.

O que é uma MULHER de coragem?

O que encontrei na minha pesquisa sobre pessoa de coragem é que a coragem é a confiança que uma pessoa tem em momentos de temor ou situações difíceis; é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo; é a força positiva para combater as situações tenebrosas da vida.

E você? Como você define uma mulher de coragem? De 0 – 10 o quanto você é uma mulher de coragem?

Eu defino a mulher de coragem todas as vezes que me lembro de ter pedido ajuda ou ter buscado pelo mínimo de conhecimento, ter me preparado e assim ter arriscado a enfrentar meus medos, dúvidas, na certeza que era preciso ser feito aquilo para conquistar o que queria.

Já tive vários momentos da minha vida que busquei coragem dessa maneia e o melhor de tudo é que ao enfrentar a vida como ela é, ao final, eu percebia que o “bicho” não era tão ameaçador quanto eu pensava que fosse.

O que muitas mulheres NÃO sabem sobre a coragem?

A frase “VAI COM MEDO” me preocupa. Eu sou muito cuidadosa para dizer isso a alguém, sabe por quê? Todo medo de alguém vem de um histórico que muitas vezes é desconhecido até para aquela pessoa. Tem coisa do inconsciente dela que nem ela saberia dizer. E dizer para uma pessoa “vá com medo mesmo” é muito arriscado, e você pode estar definindo algo que pode trazer sérias consequências para aquela pessoa.

Quando trabalho com mulheres para que elas sejam mais realizadas com suas vidas e, com isso, que tenham coragem para investirem na direção daquilo que elas querem, é preciso ajudá-las, primeiramente, a “limpar”, no seu inconsciente, o que tem gerado seus medos. Além disso, eu sempre trabalho com elas na busca pelo conhecimento.

Todo conhecimento nos fortalece, aumenta a nossa confiança e, consequente, aumenta a nossa coragem.

E o que realmente significa o conhecimento? Você já parou para refletir sobre o que essa palavra realmente significa? Mas antes de saber qual é o significado de conhecimento, você já ouviu a frase: “conhecimento é poder”?

Eu, Ethel, no meu mundo, acredito nesta frase. Ela não está equivocada. Scientia potentia est é a expressão original em latim que dá origem ao ditado popular, conhecimento é poder, que pode ser aplicado na vida prática.

Pois o conhecimento expande a consciência e, assim, permite escolhas, decisões e caminhos melhores. O conhecimento é vida!

Afinal, qual é o conceito de conhecimento? Para entender o conceito de conhecimento e como ele está presente em diferentes áreas da vida de qualquer pessoa, uma primeira etapa importante é identificar a origem da palavra.Ele é um termo que vem do latim cognoscere e significa o ato ou efeito de conhecer.

No dicionário, a palavra conhecimento possui pelo menos outros quatro significados: o ato de conhecer por meio da razão e/ou da experiência; cognição; processo pelo qual se adquire um saber intelectual – consciência que cada indivíduo tem da sua própria existência; relação entre indivíduos que, embora não tenham laços de amizade, mantêm contatos sociais.

Então, para ir com medo, é preciso o mínimo de conhecimento para que você tenha o mínimo de confiança e não coloque a sua vida, o seu negócio, as suas relações, ou qualquer outra coisa, em perigo.

A sua coragem vai aumentar à medida que aumenta o seu conhecimento e, consequentemente, a sua confiança.

Fez sentido? Então vamos seguir…

O que as mulheres deveriam SABER sobre a coragem?

Ao falar sobre ter a coragem de fazer qualquer coisa eu acredito em 5 pilares importantes:

1. Consciência

É preciso ter a consciência de que tem algo errado. É preciso tomar consciência dos verdadeiros problemas que geram seu desconforto. É assumir o que realmente tem trazido insatisfação. Essa compreensão traz lucidez. Você passa a não se auto enganar.

Um passo importante para assumir o controle da sua vida. Tomar consciência é, acima de tudo, um despertar. É abrir os olhos do nosso interior para tornar consciente o inconsciente e, assim, poder dar o passo e iniciar a tão necessária mudança que quer na sua vida. Só então seremos capazes de nos curar, de nos desprendermos do que machuca e, simplesmente, avançar em direção ao que merecemos.

Essa consciência é um processo delicado e complexo pelo qual as mulheres passam de um conhecimento instrumental da nossa realidade a uma conceitualização muito mais intimista, abstrata e significativa das coisas.

Trata-se, de uma viagem interior. É passar do universo das sensações, do autoengano e das sombras para uma esfera muito mais elevada, livre e autêntica.

2. Autoconhecimento

É preciso se conhecer, saber quem você é, para ter coragem. Nunca se falou tanto em autoconhecimento, ainda mais neste ano com tudo o que estamos vivendo por causa da pandemia do Covid-19.

O autoconhecimento é fundamental para que você possa compreender como alcançar mudanças pessoais, financeiras, profissionais, de relacionamento e de carreira na sua vida. E a grande pergunta é: por onde começar esse processo?

Ao passar pelo autoconhecimento, você entende melhor quem é, o que quer e como chegar lá. Saber disso te ajuda a tomar decisões melhores, tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional. Perguntas do tipo: “Por que não estou feliz na minha profissão atual?”, serão facilmente respondidas com o autoconhecimento.

Lembre-se, estamos em um sistema dinâmico que muda o tempo todo. Você também está sempre em mudança. O processo de autoconhecimento é um processo contínuo.

3. Sonhos x Desejos

É preciso compreender o que é sonho e o que desejo, pois são coisas distintas.

O desejo de saber o que realmente quer, de ter casa própria, de ter um bom emprego, de ter estabilidade, de ser reconhecido, de ser amado, de ter o melhor celular etc. Cada um com o seu desejo!

Para que possamos evitar qualquer dor, seja ela decepção, dívida, rejeição, humilhação, dúvidas etc, cada um de nós busca por algum prazer. Por isso, eu sempre digo que todos os seres humanos têm dois grandes objetivos na vida. O primeiro é fazer algo para evitar a dor. O segundo, é fazer algo para buscar um prazer.

Todos nós queremos sempre mais coisas. Quando não a alcançamos, a grande tendência é sentirmos dor. Toda dor vem de um desejo! O desejo é um grande causador de todas as nossas dores. E acabamos vivendo dentro de um ciclo: para evitarmos a dor buscamos por prazer. Se não alcançamos o que desejamos, isso gera dor. Assim, buscamos por outros prazeres para evitar essa dor.

Entretanto, se alcançamos o que desejamos vamos em busca de mais prazeres, mas para quê? Evitar dor e ter prazer. Por isso é preciso ter sonhos. Os sonhos são o que realmente nos move. Os sonhos é o que fazem sentido, são projetos de vida. Quando você compreender seus verdadeiros sonhos, a sua coragem de mudar de carreira será algo mais tangível e possível na sua vida.

4. Propósito de Vida

Se você não sabe pra quê você vive, como terá coragem de fazer o que tem que ser feito?

Quando eu me senti perdida do que eu realmente queria para a minha carreira, responder para mim mesma qual era o meu propósito era difícil.

Como descobrir meu propósito de vida foi a pergunta que eu fiz a 8 anos atrás e que mudou toda a minha vida. Você já se perguntou qual é o seu propósito? Caso ainda não, sugiro que você o faça o mais rápido possível.

Leia este artigo: Tudo que você precisa saber sobre propósito de vida.

Talvez essa não seja uma resposta fácil de ser dada, pois requer um alto grau de autoconhecimento. No entanto, é possível!

O propósito de vida é o motivo pelo qual você acorda todas as manhãs. É o seu “pra quê”. É a sua missão no mundo, algo que faz você se sentir bem. Por meio dele, fica claro o motivo da sua existência e a diferença que isso faz para as pessoas e, consequentemente, ajuda você na escolha da sua carreira e na decisão de mudar de carreira.

Eu descobri o meu propósito de vida quando passei pelo autoconhecimento e quando percebi o quanto que naturalmente eu inspiro pessoas ao meu entorno. Qual é o seu propósito de vida? Pra que você quer o que quer? Eu tive o meu processo para descobrir o meu propósito de vida, e você também pode ter o seu.

5. Clareza

Quando eu falo de clareza, eu na verdade estou perguntando: onde você quer chegar na sua vida?

A clareza é onde queremos chegar e não como queremos chegar. Apenas iremos nos sentir realizadas quando primeiro entendermos onde queremos chegar.

Quantas vezes eu escuto outras mulheres dizendo que eu tenho muita “sorte na vida” e que para elas tudo é difícil. Muitas mulheres que me procuram colocam a culpa na crise mundial, na falta de oportunidade, no chefe mal-humorado, no marido, na infância pobre, enfim, colocam a culpa em alguma situação ou pessoa.

Parece mais eficiente colocar as circunstâncias da própria vida na mão do outro, mas na realidade não é. Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. Tomar consciência e responsabilidade pela própria vida é o primeiro passo para atingir metas e objetivos e, consequentemente, mudar o que quiser na sua vida.

A atitude de lamentação é típica do ser humano, mas somos capazes de mudarmos nossos paradigmas. O que você decide para você? Já sabe aonde quer chegar? O que está fazendo para conquistar seus sonhos?

Busque ter clareza quanto aos seus sonhos, objetivos e planos de ação, pois isso lhe trará motivação para fazer diferente, para ir além, para alçar voos antes nunca imaginados.

Os sonhos que viram metas nos impulsionam, dão sentido e direção a nossas vidas. E lembre-se, sempre! Metas desafiantes são o que nos levam onde queremos chegar, enquanto que a ausência de metas garante o nosso fracasso.

Leia também: Como a ausência de metas afeta sua vida.

Por que falta CORAGEM para mudar de carreira?

Se no momento que você vive hoje na sua vida você tem afirmado que falta coragem para mudar de carreira, pode ser que essa afirmação determine que algo é maior que você.

Somos conduzindo na nossa vida e fazemos as nossas escolhas por meio dos nossos valores. Sendo assim, que valor seu você busca atender e que faz com que você tenha medo de mudar de carreira, mesmo sabendo que não gosta do que faz e que gostaria de mudar? Que valor é esse que mantém você onde está, mesmo não gostando de estar aí? Que valor seu a faz permanecer em uma carreira que já sabe que não gosta?

Então, vou fazer a você mais uma pergunta: Você quer mudar de carreira, certo? Você tem buscado coragem para fazer isso, certo? Responda-me, com sinceridade: VOCÊ ESTÁ PREPARADA PARA TER PERDAS?

Pois sair de onde você está agora vai custar algo, terá um preço a ser pago. Intimamente você está preparada para isso? Respire profundamente e pense antes de responder…

Que sentimentos você teve ao ler essa minha pergunta: VOCÊ ESTÁ PREPARADA PARA TER PERDAS?

A grande verdade, lá no nosso inconsciente, é que nós humanos não estamos muito dispostos a abrir mão do que já temos hoje para mudar, mesmo que onde estejamos não seja o lugar que gostaríamos de estar. Por que mudar vai exigir muitas coisas de você, principalmente correr riscos e mover-se para procurar outra coisa que realmente queira. Vai exigir de você “mão na massa”. E na dúvida, e para não perder alguma coisa, ou ter que correr riscos, ou ter que correr atrás de algo, inconscientemente você irá fazer a escolha. Essa escolha será baseada em algum valor seu e que na maioria das vezes para não quebrar esse valor você ficará onde está.

Ficou claro?

Imagine que o seu valor que hoje conduz você, e que tem determinado as suas escolhas, seja a segurança. Para atender esse seu valor você, mesmo não gostando do que faz, mesmo sabendo que gostaria de mudar de carreira e mesmo sabendo a carreira que quer na sua vida profissional. Você não muda, pois onde está tem dado a você algo e você verdadeiramente não está disposto a correr riscos ou abrir mão do que já tem hoje. Como eu disse, é do ser humano o medo de dispor do que já tem.

Veja a expressão que indica que é melhor ter algo garantido agora do que a possibilidade de algo melhor no futuro:

Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”

E aí fica a pergunta: O que realmente precisa acontecer para que você sinta-se seguro e mude de carreira?

3 DICAS para ter coragem de mudar de carreira

1. CLAREZA

Como já descrito acima a clareza de onde você quer chegar é primordial para você conseguir ter coragem de fazer uma transição de carreira.

Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. E qualquer caminho já tem levado você a qualquer lugar, certo? Porém, quando esse lugar não nos satisfaz, quando sentimos frustração por chegar a algum lugar, é preciso rever onde realmente queremos chegar, mesmo que corramos risco de buscar e realmente fazer a mudança.

A clareza não nos traz realizações concretas, mas ela nos traz direção. E sem esse primeiro passo fica impossível de você ser uma mulher realizada ou de querer construir o caminho que a levará a todas as suas realizações. É como planejar uma viagem. Antes de decidir em como iremos é preciso saber para onde iremos.

Quando tive a coragem de dizer a todas que amava e à minha supervisora que era o momento de eu ir, e de realmente assumir o que queria da minha vida profissional, eu tive que ter claro, para mim mesma, para onde eu iria depois de fechar o meu ciclo de bióloga e pesquisadora.

2. O QUE PRECISA ACONTECER PARA VOCÊ MUDAR DE CARREIRA?

Depois de ficar claro para onde você realmente quer ir, qual verdadeiramente será a sua nova carreira. Agora chega o momento do caminho que seguiremos. E para isso, responder a essa pergunta é muito importante: O QUE PRECISA ACONTECER PARA VOCÊ MUDAR DE CARREIRA?

Neste momento você precisa visualizar o caminho que irá percorrer. E posso dizer uma coisa? Você terá um frio na barriga e o coração irá acelerar! Esses serão os sinais de que você está no caminho certo. A nova jornada vai exigir de você. No entanto, agora será diferente, pois é claro para onde você quer ir. É claro o pra quê dessa nova carreira. Você tem claro quem é. O que precisa acontecer depois da clareza são os “como” para chegar onde você quer chegar.

Aqui, nesse momento, é bom você definir como será a sua transição. Você não precisa “chutar o balde”, e muitas vezes você nem pode abandonar tudo para mudar de carreira. Você pode determinar um período para se preparar e se capacitar, ajeitar a vida e partir para a próxima.

Quando eu tomei essa decisão, o Coaching passou a ser uma atividade extra até eu conseguir ser independente da outra atividade que eu queria colocar fim.

Essa é uma ótima estratégia quando não se há apoio, ou financeiro ou estrutura que garanta a mudança de forma tranquila.

3º. DEFINA PASSOS

Com a clareza de onde você quer chegar com essa nova carreira, o caminho já foi visualizado, agora é caminhar, ter consistência para finalmente celebrar essa nova fase da sua vida. Uma fase em que não irão acabar ou diminuir os problemas. Porém você terá uma vida que flui, que acontece. Uma vida com mais sentido, leveza. Uma vida de propósitos e não de deixar a vida te levar. Você será uma mulher realizada profissionalmente.

Neste momento você precisa definir passos menores para você fazer. Eles começam de onde você está agora até onde você quer chegar. Ou seja, da atual carreira para a nova carreira.

Nada vira realidade se você não se propõe a executar ações práticas para mudar a sua carreira. Tenha um plano de ação definido com ações necessárias para que tenha resultados positivos, mudando de carreira ou de profissão. Estas tarefas devem ser diárias ou semanais e devem ser mensuradas constantemente.

Eu prometi 3 dicas, mas eu gostaria de dar uma dica extra

Todo caminho que nos propomos a seguir será desafiador. Vamos encontrar obstáculos, distrações e objeções. E quando isso acontece a maioria das pessoas desiste. A minha dica extra é para você manter a consistência, lembre-se sempre dos seus “pra quês” dessa transição de carreira. Essa será a sua fonte de energia para persistir.

Boa sorte!!! E conte sempre comigo…

Tudo isso fez sentido para você? Eu espero que sim.

Um grande abraço para você.