Pular para o conteúdo

Até quando você vai ficar aí perdido na vida?

A sensação de estar perdido na vida é muito comum em várias situações.

Pense naquela situação em que você queria chegar em algum lugar, mas se perdeu! Qual é a sensação de estar perdido?

Para mim, estar pedido é não saber onde eu quero ir, sendo quem eu sou. E para você? O que é estar perdido ou sentir-se perdido?

GIf perdido na vida

No post de hoje desejo revelar o resultado da enquete que fiz sobre esse assunto. O que as pessoas responderam quando eu perguntei:

  • Fatores que fazem você sentir-se perdido?
  • O que fazer quando se sente perdido na vida?

Fatores que fazem você sentir-se perdido?

Quando nos perdemos, provavelmente teve algum fator que nos distraiu e tirou o nosso foco. É bem como a analogia que fiz antes, de quando nos perdemos do lugar que desejávamos chegar. E o que normalmente você faz quando perde o caminho? Refaz a rota? Para e busca por ajuda? Senta e chora? Ou simplesmente desiste de seguir?

Primeiramente, vamos ao resultado da minha enquete, “O QUE FAZ VOCÊ SENTIR-SE PERDIDO? ”

As pessoas responderam:

  • Desemprego
  • Problemas de saúde
  • Quando não consigo alcançar os meus resultados esperados
  • Indecisão
  • Falta de clareza profissional
  • Dividas
  • Fazer escolhas
  • Falta de apoio da família
  • Critica e julgamento

Viu só? Cada um de nós tem o que nos distrai e nos deixa perdidos. Seja lá qual for a sua resposta, eu a respeito muito, pois a sensação de estar perdido é muito angustiante e gera várias outras emoções como medo, insegurança, desespero, ansiedade etc.

Leitura recomendada:

Ter a consciência desses fatores que deixam em você a sensação de estar perdido é um grande passo. Então, nada melhor que prevenir e cuidar-se para que você possa ter mais controle na sua vida, e para minimizar o efeito de sentir-se perdido na vida.

Fez sentido?

Dicas pessoais para que você não fique mais perdido na vida:

Ter a clareza e consciência de quem é você, do que quer e de como alcançar o que quer.

A vida tem me ensinado que entrar em desespero não ajuda em nada, mas que antecipar problemas nos ajuda a pensar em soluções. Hoje, antes que se sinta perdido, tenha a clareza do que o deixa perdido, compreenda quem é você, o que realmente quer da sua vida e como alcançar isso. Evite ficar à deriva.

A positividade é uma excelente maneira de ampliar o nosso olhar.

Reclamar da vida não irá ajudar em nada. O olhar de que tudo o que me acontece vem cheio de aprendizado para a minha evolução ajuda a refazer a minha rota sempre.

Busque sempre por ajuda.

Na eminência de ficar perdido, pare e busque por ajuda.

O que você tem de recurso interno que pode ajudá-lo? E o que você tem de recurso externo que também pode ajudá-lo a não ficar perdido?

Seja sempre criativo.

Promova sempre em você a ideia de que hoje pode ser melhor que ontem.

Consistência.

Faça o melhor que você possa todos os dias. Você precisa de energia para ativar alguma coisa em você e saiba que quanto mais dificuldade você tem para fazer alguma coisa, mais você não faz. Qual é a mínima coisa que você precisa fazer para não ficar perdido?

O que fazer quando se sente perdido?

Eu gosto de sempre dizer que a vida é como ela é. E ela é um sistema dinâmico, em processo de evolução permanente. Todos nós fazemos parte desse sistema. Sendo assim, nos cabe manter-nos em movimento e evolução pessoal permanente. Devemos evitar parar, terceirizar e vitimizar.

“Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”.

Jean Paul Sartre

O sentir-se perdido, possivelmente, vem de alguma situação onde você se distraiu e começou a se perguntar: e agora? Onde estou? O que faço? Como sair disso? Quem pode me ajudar? Como me refazer? … É mais ou menos isso, não é?

Então, o que fazer quando o seu sentimento é de estar perdido? “Bora” reprogramar a sua rota? Esse seu GPS mental?

Primeiro, desejo considerar algo que é muito inerente a mim. É sobre o ego!!!! Sim, é preciso verificar o quanto que suas reações não vem do seu ego. Do tipo: “EU fiz tudo certo e agora a vida prega essa peça em mim. ” Ou “EU estou frustrado pois não consegui o que queria. ” Ou “EU dediquei uma vida a esse emprego e agora fui demitido. ” Ou “EU agora estou cuidando da minha saúde e ainda não vi resultados. ” EU isso… EU aquilo…

É preciso antes de tudo ter a auto responsabilidade e compreender que está em suas mãos o que tem acontecido na sua vida. Não é para não ter ego, pois o ego nos move, sinaliza, nos direciona e nos faz procurar o sentido da vida, para que assim possamos entender onde e como nos perdemos. Pense o que está por trás do seu ego. Qual a sua necessidade que o ego sinaliza? Apenas cuidado para que o ego não tome conta da sua vida. Você é que deve controlá-lo. Sempre “EU” faz com que as outras pessoas ao nosso lado fiquem pequenas.

E para finalizar, quanto ao ego: Pense comigo. Nós, humanos, temos várias necessidades. Porém, eu diria que as 3 básicas que nos ajudam a sobreviver são: 1. Sermos amados; 2. Fazermos parte; e 3. Sermos reconhecidos.

Quando, por alguma razão, não experimentamos essas necessidades com sucesso, tendemos a vitimizar e a terceirizar. Nos camuflamos no medo, na ansiedade, nas desculpas e acabamos perdidos, sem saber o que fazer. Daí o ego guia e sinaliza que qualquer mudança está em nós, pois nós mesmos nos colocamos nesse caminho sem sentido e que nos faz ficarmos perdidos.

Fez sentido até aqui? “Bora” ver o outro lado…

Segundo, fora o ego, nós temos a nossa essência verdadeira. Essa que nos faz sermos doadores, amar incondicionalmente, ter amor próprio e amor pelo mundo ao nosso entorno. Esse nosso lado reconhece o sentido da vida com propósitos.

Ficar perdido na vida é apenas outra tentativa da sua essência para trazê-lo de volta ao caminho da vida que deseja ter. Momento de aprendizado e crescimento para a sua evolução.

Então, o que fazer quando sentir-se perdido?

  1. Busque por ajuda, admita que estava perdida
  2. Busque meios para se autoconhecer (Leia um artigo sobre Autoconhecimento)
  3. Reconheça os seus propósitos
  4. Busque pela clareza do que quer quanto assuas realizações pessoais, profissionais e financeiras
  5. Aprenda a importância de especificar, com clareza, como conseguir conquistar as suas realizações
  6. Crie metas especificas e tangíveis
  7. Desenvolva um método de consistência para não se perder novamente
  8. Aprenda o poder da gratidão

A grande verdade é que se você observar até o mais simples dos jogos que você tem no seu celular, verá que este vem com um objetivo claro.

E assim é a sua vida. A nossa vida tem graça, e faz sentido, se passarmos de fase para alcançar um objetivo maior. Seguir, mover-se e evoluir.

Ao finalizar esse artigo eu espero estar inspirando você pois, verdadeiramente, eu não sei exatamente qual é o seu momento de agora que o faz sentir-se perdido na vida.

Se está vivendo um relacionamento tóxico; está perdido financeiramente; está com problemas de saúde; se está angustiado porque vem mais uma semana pela frente, e está se sentindo-se perdido pelo sistema em que vive, onde tem que trabalhar com algo que não lhe preenche; se está meio perdido por não saber ao certo para onde ir, ou se até sabe para onde ir, mas não está achando o caminho para chegar lá… Enfim, são muitas as possibilidades.

A grande notícia que tenho para você é que você não é um acaso da natureza. Muito pelo contrário, você é causa e não consequência. Como disse no início deste artigo, você faz parte desse sistema. O que você precisa se conscientizar é que se você se perdeu do seu caminho é por que está na hora de você ocupar o seu lugar nesse sistema chamado mundo.

Eu desejo que você refaça a sua rota, no que chamo de GPS mental, e que não fique aí parado, esperando que a vida mude você. Desejo que você entre nesse jogo de verdade, e para vencer. Quando você compreender que você precisa sair dessa condição de perdido e olhar de frente para onde quer ir e ver todas as oportunidades que estão à sua disposição, você saberá como mudar o rumo da sua vida.

Fez sentido?

O Coaching pode te ajudar nesse processo de autoconhecimento e caminhada em direção ao seus objetivos. Clique aqui e saiba como.