Pular para o conteúdo

Como dar conta do meu papel de mãe, esposa e mulher realizada?

Veja se você se identifica com algo que já vivi. Você está fazendo alguma coisa, mas está preocupada com outra que tem que fazer. Você para o que estava fazendo e vai fazer aquilo que estava incomodando, e agora fica com dor de consciência que deixou a outra tarefa inacabada e vem o pensamento de não estar se dedicando à sua função de mãe ou esposa. E para piorar… a sua caixa de E-mails e mensagens estão lotadas a sua espera.

Ufa… E você passa a sentir-se cobrada pelas pessoas que convivem com você e de si mesma, e uma sensação de improdutividade invade você todos os dias, até que você percebe que não está mais dando conta.

Essa dor não foi só minha, mas de muitas outras mulheres. Hoje eu tenho equilíbrio nos meus vários papéis.

Bem, então como resolvi isso? O vídeo e o artigo de hoje é sobre sermos mulheres produtivas.

Primeiro, aceite que você não está sozinha nessa. A vida moderna nos ofereceu vários papéis. Segundo, os papéis precisam estar em equilíbrio. E terceiro, é preciso que você tenha um método para ser mais produtiva.

Então vamos lá:

  • O que é produtividade?
  • O que precisamos saber sobre sermos produtivas?
  • Quais os seus papéis?
  • O que a maioria das mulheres fazem de errado?
  • Qual deve ser a forma de ser mais produtiva nos dias atuais?
https://youtu.be/AnBLbtyAPtg

O que é produtividade?

O dicionário diz que é a característica ou condição do que é produtivo. Capacidade de produzir.

Então fica claro que ser uma mulher produtiva é ser uma mulher que produz e não uma que ocupa. Certo?

Porém, qual é a diferença entre ocupar e produzir? Ocupar é realizar tarefas desnecessárias ou algumas que até precisam ser feitas, mas que não são tarefas que levarão você aonde deseja chegar. Produzir é você fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos. Assim, enquanto acordada, em parte do seu tempo você está produzindo, e quando não está produzindo só está ocupando o tempo.

Ficou claro?

Hoje, ao compreender melhor que devo “produzir” e não “ocupar” o meu nível de produtividade melhorou significativamente. E você deve estar se perguntando: como posso medir a minha produtividade? Você pode medir por uma relação de comparação entre esforço e resultado

O que precisamos saber sobre sermos produtivas?

Bem, já começamos pelo fato de que sermos produtivas é produzir. Por isso é muito importante, de alguma maneira, você perceber, ao longo do seu dia, se você está ocupando ou produzindo, ou seja, realizando. Eu uso alarmes no meu celular.

Outra coisa importante é você ter a consciência de que as nossas tarefas nunca irão terminar. É importante você aceitar que nem em um dia, semana, mês, ano ou na sua vida as suas tarefas terão fim. Aceite e veja que não há nenhum problema nisso.

Você precisa também desabilitar todas as notificações do seu celular e estabelecer horários para responder E-mails e WhatsApp para você não virar agenda de terceiros.

Uma grande verdade da produtividade é que não devemos nos avaliar por quanto falta para chegar aonde queremos, mas por quanto já nos afastamos de onde saímos.

Agora, entenda que uma das maiores fontes de perda de energia, e que afeta a nossa produtividade, é pensar em algo no momento em que você não pode fazê-lo. Lembra que comecei compartilhando com você essa dor que eu já tive no início deste artigo?

Devemos saber também que para sermos produtivas não devemos tratar exceção como regra, compreender que a felicidade não é uma linha de chegada. Ela é o próprio caminho.

Para sermos mulheres verdadeiramente mais produtivas, a vida que escolhemos ter, irá exigir de nós ressignificar muitos obstáculos.

Quais são os seus papéis?

Nos dias atuais dessa vida moderna nós exercemos vários papéis. E em cada papel temos funções, e em cada função temos várias tarefas.

E, logicamente, algumas dessas tarefas serão de ocupação, enquanto que outras serão de produção.

Quais são os seus vários papéis? Os meus são: mãe, esposa, filha, vizinha, amiga, coach, irmã, madrinha, Youtuber/Instagram, empresária, palestrante, treinadora, cuidadora de casa.

É muito importante você ter em mente todos os seus papéis.

O que a maioria das mulheres fazem de errado?

Qual é o nosso grande erro quanto a sermos produtivas O que fazemos de errado na maior das vezes?

Nós mulheres queremos, todos os dias, dar conta, e bem feito, de todas as nossas tarefas, de cada função dos nossos vários papéis.

Uma loucura!!!!!

A vida moderna não nos permite mais ter ciclos diários para dar conta dos nossos papéis. Então você começa a compreender que dar conta de todos os seus papéis no mesmo dia é impossível? Se esse tem sido o seu erro, agora não será mais.

Fez sentido?

Qual deve ser a forma certa para ser mais produtiva nos dias atuais?

Já vou repetindo que é aceitar que você tem vários papéis. E quais são eles? Segundo, pare de querer equilibrar todos os seus papéis em um ciclo diário.

Por qual razão? Por que um dia não é suficiente para você exercer todos os seus papéis da vida moderna.

Se hoje você não consegue realizar diariamente todas as suas tarefas e sente que o tempo está insuficiente, o que a fez sentir menos produtiva, ou seja, produz sem qualidade e sem equilíbrio de todos os meus papéis; é hora de usar do ciclo semanal.

O que é isso na prática? Eu distribuo os meus principais papéis ao longo da semana.

Você vai precisar dedicar-se 15 minutos semanais para fazer isso. Em cada semana você se concentrará, exclusivamente, em 3 de seus papéis.

Você precisará ter clareza em relação as atividades que são feitas durante a semana corrente. E descarregar tudo o que este pendente das funções e papeis selecionados.

Os dias indicados para fazer isso são sexta, sábado ou domingo e jamais no início da semana útil.

Em uma folha A4, na posição horizontal, crie duas linhas de ponta a ponta: uma na horizontal e outra na vertical. Assim você dividirá a folha e 4 quadrantes:

QUADRANTE I Coloque 1 papel que está merecendo ATENÇÃO para que você tenha EQUILÍBRIOQUADRANTE II Coloque 1 papel que está merecendo ATENÇÃO para que você tenha EQUILÍBRIO
QUANDRANTE III Coloque 1 papel que está merecendo ATENÇÃO para que você seja PROATIVAQUANDRANTE IV DIVERSO. Tarefas que precisam ser executadas naquela semana, e que não fazem parte dos 3 quadrantes.

Atenção!!!! Evite ficar criando tarefas. O objetivo aqui é você descarregar tudo o que estiver pendente sobre aquele papel ou função.

Bem, eu desejo que você compreenda que, mesmo pensando na vida em ciclos semanais, é inviável cuidar de todos os papéis que desempenha nesse período de tempo. A grande ideia aqui será você manter os papéis equilibrados, para que nada importante na sua vida fique sem a sua atenção.

A grande sacada é que a cada semana nos concentramos exclusivamente em três papéis da nossa vida.

Um grande abraço para você.

Ethel Peternelli