Pular para o conteúdo

Como ter mais direcionamento pessoal e profissional?

Quantas perguntas nós temos, não é? E que bom que seja assim!!!

Não pare de questionar. Seja sempre um inconformado.

Quando penso sobre onde quero chegar, penso em como ter clareza. A clareza não vai trazer as minhas conquistas, porém dará um direcionamento para que eu possa alcançá-las.

Este artigo é sobre o direcionamento na vida:

Direcionamento
Assista ao vídeo sobre o assunto no Youtube https://youtu.be/RNKwg8iNlOk

Por que ter um direcionamento na vida é importante?

O melhor exemplo que eu sempre posso dar é o meu!

Para buscar uma resposta eu precisei prestar atenção em um pequeno e importante detalhe desta pergunta: direcionamento… me leva a pensar em um caminho que eu quero seguir.

É como o que Alice ouviu do gato: se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. O pior disso é que, de fato, qualquer caminho vai levar você a algum lugar.

Se você não souber aonde quer ir e qual lugar lhe proporcionará maior realização e sucesso, pessoal e profissional, nunca vai saber qual é o seu caminho, muito menos como alcançá lo.

Às vezes eu me perguntava: será que hoje sigo o caminho que quero ou eu tenho seguido o caminho que disseram para eu seguir?

Até que entendi que a minha insatisfação vinha do fato de eu não ter uma direção clara… e que eu seguia no caminho que disseram para eu seguir.

Foi quando dei um basta e resolvi buscar por clareza do que eu queria, e assim ter um caminho. Nesse momento compreendi que a clareza do que eu queria, me daria um direcionamento de onde eu queria chegar para alcançar o que eu queria da minha vida pessoal e profissional

Com certeza você, nesse momento em que está lendo esse artigo, deve estar percorrendo um caminho. E eu te pergunto: é esse o caminho que você quer? É esse o caminho que está levando você aonde você quer chegar? Esse caminho está claro para você? Esse caminho foi você quem escolheu, ou essa escolha foi de outra pessoa?

É muito comum no meu “coachtório”, coachees reclamarem por não crescerem pessoalmente e/ou profissionalmente e, com isso, não se sentirem pessoas realizadas. Porém, quando questionadas se sabem aonde querem chegar, dizem que se sentem perdidos e que não sabem o que realmente querem.

Toda mudança, em qualquer que seja a área da sua vida, necessitará de você ter clareza do que realmente quer. Pois a clareza vai trazer a você um direcionamento e consequentemente você poderá ser capaz de criar um planejamento.

É como planejar uma viajem que você quer muito fazer. Você sempre precisará ter uma decisão sobre aonde irá e, naturalmente, essa decisão fará você pensar a respeito. Você também se perguntará, dentre outras: aonde quero chegar?  Quando eu irei? Como irei? O que tenho que fazer? Em que tenho que investir? Alguém vai me ajudar?

Com essas perguntas devidamente respondidas, você conseguirá visualizar oportunidades e ameaças, identificar suas capacidades para fazer acontecer, e as competências que precisarão ser desenvolvidas por você.

Como ter direcionamento?

Ter um direcionamento é ter clareza do que quer. Ter clareza do que quer é saber pedir.

O seu pedido tem que ser bem específico. É como fazer uma encomenda ou um pedido de compras.

Nas minhas sessões em Coaching é muito comum os meus coachees dizerem que sabem o que não querem. Então, quando os pergunto o que eles realmente querem, a maioria faz uma expressão tipo “não sei, se soubesse não estaria aqui”. Percebo uma angústia neles, por se darem conta de que não têm uma resposta clara para a minha pergunta.

Tudo bem a resposta “não sei”. Isso significa que eles estão com muitas opções a frente. Que tal começar a eliminar algumas para realmente descobrir o que quer?

Eu gostaria que você reconhecesse que a vida é maravilhosa. Nós, humanos, é que fazemos escolhas que tornam tudo desigual. Você precisa reconhecer que a vida é incrível, e é compreender que tudo tem volta, lei do plantou colheu, por isso devemos valorizar o AGORA.

E esse “agora” é o que nos oferece todas as possibilidades e oportunidades que estão a nossa frente. Então, não se limite, pois tudo é possível!

Olhe-se com carinho e reconheça que você tem um universo de possibilidades a sua frente. Você pode ter tudo o que quiser.

Preste atenção!!!!! Tudo o que quiser!

E o que você quer? O que você quer fazer na sua vida? Algo que seja simples e satisfatório?

Você tem que querer e saber querer. Foque no que você quer saber e reconheça suas melhores oportunidades.

No entanto tenha cuidado! Por que muitas coisas nos tiram o foco, até coisas que aparentemente parecem ser grandes oportunidades.

Quantas pessoas, situações e energias parecem ser os mais apropriados, a oportunidade de ouro que você esperava, mas de repente elas se tornam o seu maior pesadelo, e como consequência tiram o seu foco.

Cuide de ter clareza para saber pedir.

Todos nós precisamos saber o que queremos para pedir com requinte de detalhes.

Será que a sua insatisfação de hoje ocorre porque você não sabe o que quer e, consequentemente, não está sabendo pedir? Saber o que quer fazer, e como fazer, é também ter foco.

Foque aonde você quer chegar. Diga não para as oportunidades que não fazem parte da sua fotografia de vida.

Saiba pedir, pois pedir é oração, e toda oração é atendida pelo universo.

Preocupe-se em ser grato, pois o que você quer já está entendido.

Que tal você buscar ter direcionamento e construir o seu caminho com as dicas que preparei?

#1 Busque pelo autoconhecimento

Buscar pelo autoconhecimento é um processo. Um exercício de paciência e persistência. Observe-se sem julgamento ou crítica, mas com acolhimento.

Saber quem é você, tem muito de como você está nesse momento. Você vai perceber que até quem é você não é fixo.

Liste o que gosta de fazer, que atividade do dia a dia e do seu trabalho mais gosta, e quais acredita fazer com prazer e mais facilidade.

Qual é o estilo de vida que deseja ter? O que mais tem inspirado você na sua atividade profissional?

O que realmente você quer? Aonde quer chegar? Faça uma fotografia, com riqueza de detalhes de como você está agora. Depois faça uma fotografia, também com riqueza de detalhes, sobre o que gostaria de conquistar em sua vida, caso tivesse a certeza de que essas conquistas fossem possíveis.

Para chegar aonde quer, a partir de onde está, que ajustes você precisa fazer: Na sua atividade profissional? Nas suas finanças? Em seus hábitos?

Quem você é? Comece a entender que você é um “projeto” que nasceu para dar certo. E o que é dar certo? Dar certo é ser tudo aquilo que você pode ser com os talentos e habilidades que você tem e recebeu nessa vida.

#2 Tenha clareza

Se o seu sentimento hoje é de que falta alguma coisa, acredito que você deva buscar pela CLAREZA para onde deseja ir.

O que tem faltado na sua vida? Conquistas pessoais? Profissionais? Financeira? Ou simplesmente equilíbrio entre tudo isso?

Se falta alguma dessas conquistas na sua vida, muito provavelmente você se sentirá perdido, como se não soubesse o rumo a seguir.

Como buscar pela clareza: limpe a sua mente, desacelere e tenha um lugar que mantenha o seu foco.

#3 Crie metas

As suas metas precisam ser possíveis e tangíveis. Ao criar as suas metas compreenda que elas deverão ser sempre muito específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo pré-definido para acontecer.

Sugestão de leitura: COMO A AUSÊNCIA DE METAS AFETA VOCÊ

Templates grátis para definir suas metas

#4 Crie uma rota de ação

Tendo a sua meta definida, então é o momento de construir a sua rota de ação para alcançar o que quer.

Rota de ação é uma timeline, um mapa que mostra o caminho para atingir a sua meta.

Essa timeline, ou rota de ação irá servir de guia para o desenvolvimento da sua meta. Com essa rota será possível ver todo o processo, fazer um planejamento e efetuar melhorias sempre que necessário até obter o seu resultado.

Não existe mágica. Você chegará aonde deseja se souber onde é este lugar, se acreditar que lá é possível estar, se reconhecer capacidades que já possui para lá chegar, se identificar exemplos positivos e se aproximar de quem pode lhe estimular e, principalmente, se agir!

Ter um direcionamento, alcançar grandes resultados, ascender na carreira, realizar metas com efetividade. Com certeza, esses elementos são desejados por todas as pessoas, que buscam o sucesso.

Para conseguir tudo isso, no entanto, é necessário ter clareza do que quer para, assim, ter um direcionamento e planejar todos os passos, além de ter disciplina para cumpri-los.

Nessa perspectiva, garantir o autoconhecimento, ter uma meta e definir um plano de ação é uma forma de separar as etapas de elaboração da execução, obtendo um estudo mais detalhado de todas as atividades necessárias para atingir o objetivo almejado.

Recomece: Foco no que você controla