Sim, O seu equilíbrio emocional está no seu desequilíbrio!
Certa vez fui questionada se eu sou uma pessoa bem resolvida. Voltei a pergunta: Em que sentido? A pessoa disse: quanto a sua autoestima. Eu, então, respondi: 100% não. Eu não sou sempre bem resolvida.
O que percebo é que depois que conheci o método coaching, eu tenho mais consciência do que tenho de bom e a melhorar. Essa consciência trouxe-me clareza do ser humano que sou. E com isso, compreendo que é minha escolha, do que fazer, para conseguir o meu processo de evolução, de ser um humano melhor.
Hoje eu busco criar meus próprios recursos para maximizar o que tenho de melhor. Com isso eu percebo que consigo ser mais equilibrada que antes, mas este é, e sempre será, um grande desafio. O meu equilíbrio emocional está totalmente ligado ao meu desequilíbrio de buscar pelo que desejo.
Preste sempre muita atenção em você! Preste atenção nos seus pensamentos!
Como você se expressa? Você é mais “8” ou mais “80”? Mais “SIM” ou mais “NÃO”? Você é do tipo que acredita que tudo vai sempre dar certo? Ou do tipo que acredita que tudo vai dar errado?
Que tal buscarmos viver o equilíbrio? Neste artigo eu desejo compartilhar com você:
- O que é esse estado de equilíbrio?
- Como ir para o caminho do meio?

O que é esse estado de equilíbrio emocional?
Há quem julgue ou pense que o estado de equilíbrio emocional é estar sempre bem, otimista e feliz.
Há outros que acreditam que este estado é algo monótono em que fazemos tudo conforme o “figurino”, tudo certinho, na hora exata, coisas de uma pessoa sempre correta e controlada.
E você? O que acreditar ser esse estado de equilíbrio? Como você o define?
Eu, ao me observar, tenho percebido que oscilo entre o “8” e o “80”. E você?O fato é que é essa oscilação que me traz equilíbrio.
Então, que tal ter a consciência de não se manter somente no “8” ou no “80”, porém buscar o neutro, o ponto “0” de equilíbrio?
Como ir para o caminho do meio?
Está aí um dos nossos desafios, de sermos humanos. Como ir para o equilíbrio quando tudo está contra nós?
Ao observar-se:
– Conheça a si mesmo!
– Conheça seus pensamentos!
Busque ter a consciência de como você responde ao mundo ao seu entrono.
Sem julgamento ou crítica reconheça de onde você veio. Como foi o seu passado? Você é capaz de descrever a sua família? Já percebeu as experiências que já teve ao logo da sua vida, até os dias atuais?
Que fique bem claro para você que conhecer de onde você veio o ajudará a explicar a maneira como você oscila quanto ao seu equilíbrio. Preste atenção! Pode parecer maluco, mas observe-se…
Você responde ao meio da maneira como responde, por causa de onde você veio. Fez sentido? E se a forma que você tem respondido, não está funcionando. Você pode mudar quando desejar.
Que tal você reconstruir a si mesmo todos os dias? Buscar equilibrar-se ao longo do seu dia?
Crie você a sua maneira de ter o equilíbrio que seja possível.
Reconheça que você é um ser humano cheio de emoções. Você sente e já experimentou o medo, decepções, expectativas, alegrias, dúvidas. Você já errou e também já acertou. Você tem sonhos, fé e desilusões.
Ter a consciência dessas várias emoções traz muita liberdade. Você é o responsável, não é o outro.
O caminho do meio é a consciência dessa oscilação e a busca pelo equilíbrio.
Quando você estiver no caminho do meio, você poderá observar e compreender como você reage nas suas oscilações de “8” e “80”.
Compreender que não há certo ou errado, mas o movimento de buscar voltar sempre para o neutro, o 0, o caminho do meio, o seu eixo.
Seja moderado, mas não chato ou preso em ser certinho. Erre ou acerte, mas continue.
Qual é o ponto do seu equilíbrio? Acredite, talvez você ainda não tenha muito claro uma resposta para essa pergunta que fiz.
Arrisco a dizer a você que o ponto do seu equilíbrio está no seu desequilíbrio. Louco isso, não é? Porém o convido a observar-se a si mesmo.
Pare e observe-se ao longo do seu dia. Ao longo da vida que vem tendo, você vem o tempo todo buscando se reajustar ou acertar ou reajeitar e se reequilibrar emocionalmente, fisicamente, racionalmente, profissionalmente etc? Não é?
Percebeu? Viu, como nosso desequilíbrio e oscilação é que nos faz buscar pelo equilíbrio? Você é totalmente capaz de se reequilibrar sempre. É como andar de bicicleta ou manter-se de pé.
Não se iluda, pois, o tempo todo, em todas as situações do seu dia a dia, você será provocado pela vida que tem, tanto no relacionamento, quanto na vida pessoal e profissional.
Evite lamentar-se!
Busque e escolha a vida possível que deseja ter.
Evite que o seu “EGO” domine as suas escolhas e conecte-se com a sua essência.
Busque você mesmo pelo seu equilíbrio, sem apontar alguém como responsável por isso. O seu equilíbrio está no seu desequilíbrio!
Como você tem alimentado o seu cérebro e pensamentos? Saiba que você pode escolher o que, e como, quer pensar. Assuma seus pensamentos e assim compreenderá melhor as suas ações.
Não veja apenas você como o centro de tudo. Faça agora a sua escolha de equilibrar o que deseja e que seja sempre respeitando o outro.
Fez sentido?